Por Amélia Meleiro:
Um dos principais desafios da Liderança é como engajar o time para alcançar os objetivos da sua área, ou como mobilizar as pessoas para que queiram dar o seu melhor nas atividades de trabalho e que contribuam de forma efetiva para os resultados.
Para isso, é fundamental compreender de uma forma mais profunda sobre o que é engajamento, isso é o que esse artigo te propõem. Esteja em estado de presença para uma leitura mais proveitosa… e boas reflexões!
Um ponto importante para destacar é que Engajamento é um dos fatores centrais da Gestão de Pessoas e por isso tem um impacto no vínculo dos colaboradores com o trabalho e com a empresa.
Antes de mergulharmos no entendimento sobre o engajamento, quero trazer uma primeira reflexão significativa.
A liderança tem a atuação em dois grandes eixos, um deles é a Gestão de Processos, que está relacionada com a organização e estruturação de trabalho para a equipe, o controle e a solução de problemas, monitoramento dos resultados e a busca de melhoria no processo, isso tudo tem a ver com “coisas”. O outro eixo é Gestão de Pessoas, que se relaciona com desenvolvimento da equipe, inspiração, motivação, comprometimento, engajamento e empowerment.
Para uma gestão eficaz de pessoas um postulado central é entender que os colaboradores não são números que estão ali para gerar resultados, mas são seres humanos que são constituídos de emoções, pensamentos, motivações, experiências, conhecimentos, desejos, necessidades e expectativas.
Com certeza esses dois eixos – Gestão de Processos e de Pessoas – são fundamentais para a performance do líder, mas quero trazer uma consideração feita pelo Simon Sinek (um especialista contemporâneo em Liderança): “Líderes não cuidam de resultados. Líderes cuidam de Pessoas. E pessoas geram resultados”.
Existem vários fatores que impactam no engajamento do colaborador, mas pesquisas revelam que o item número um é a liderança, ou seja, é o comportamento do líder que pode estimular ou desestimular a vivência do engajamento.
No mundo corporativo nota-se que a maioria dos líderes investem muito do seu tempo e energia na gestão de processos, focando coisas e pensando nos resultados, uma concepção mais assertiva seria ele direcionar tempo e energia de qualidade para gestão de pessoas, pois as pessoas devem estar no centro de qualquer atividade de trabalho. É dentro desse escopo que aprofundaremos o tema engajamento.
Engajar-se é uma decisão, ou seja, é uma escolha pessoal que passa por uma análise individual de um conjunto de fatores, como interesses, emoções, valores e princípios que determinam a tomada de decisão de estar engajado ou não.
Uma verdade precisa ser destacada, ninguém trabalha conectado de corpo, mente e coração se não se sente valorizado, se não percebe que o seu trabalho é um fator de soma o ao propósito que está relacionado com significado compartilhado.
Por essa razão podemos afirmar que engajamento não se impõe, não se contrata, ele acontece de forma voluntária, visceral e jamais acontecerá com uma gestão focada no comando e controle, que é autocrática e inspira medo, muito pelo contrário, o engajamento é fortalecido por uma liderança que possui uma escuta ativa, que abre espaço para novas ideias, que sabe dar feedback e promove a autonomia e um ambiente psicologicamente seguro para agir e arriscar, onde existe um relacionamento pautado na confiança, no respeito e na empatia.
O que de fato faz as pessoas se engajarem em algo? Desafios, crescimento, propósito, autodesenvolvimento, ideologia? A resposta é individual, por isso fala-se hoje da gestão da singularidade.
É extremamente importante que a liderança conheça cada colaborador e que identifique respeitosamente os traços de personalidade – a essência de cada um, os seus pontos fortes, as suas motivações, os seus valores, suas virtudes e também as suas fragilidades, seus receios, principais dificuldades e que descubra a melhor forma de construir uma interação positiva.
O engajamento traduz-se pelo envolvimento, pela participação, interação, cooperação, agregação de valor e, fundamentalmente, pelo desejo do colaborador querer fazer parte integral – corpo, mente e coração de uma atividade, projeto ou negócio.
Engajamento é o estado de envolvimento emocional e intelectual que estimula os colaboradores a fazer o seu melhor trabalho.
O engajamento vai além da satisfação, é o sentimento de pertencimento e o vínculo construído pelo colaborador com as suas atividades e com a empresa, ou seja, existe uma relação de reciprocidade positiva e sadia.
Quando existe engajamento, o colaborador se torna um embaixador da empresa e, para ele, a empresa promove uma experiência de realização, valorização, crescimento e sobretudo senso de pertencimento, com o trabalho sendo uma fonte potencializadora.